« Home | Mero produto ou agente incapaz? » | A Sociedade Patense » | Boca de Urna » | Carta ao povo brasileiro » | ERA DO ADMINISTRADOR » | Democracia. Seria ela a solução? » | O Papa Pateta » | Diante da Lei » | Rotina » | Repensando a educação »

Oito anos

Ao contrário do que possa parecer, não escrevi esse texto para criticar o presidente Lula. Não que ele não mereça minhas críticas; simplesmente não é meu objetivo hoje, já que quando chove não falo mal do dito cujo, e enquanto escrevo cai uma tempestade sobre a capital mineira. Vim até vós hoje para tratar do assunto reeleição. Os petistas já se debatem na cadeira e resmungam ofensas dirigidas à minha pessoa, mas repito: não quero tratar especificamente do cefalópode apedeuta, discorro sobre reeleição de uma forma generalista.

Posso estar errado, mas parece-me que o direito de reeleição do presidente é um equívoco. O primeiro presidente a contar com o direito de reeleição foi Fernando Henrique Cardoso, eleito pela primeira vez em 1994. Da data até a data de 2010, terão passado pelo Palácio do Planalto apenas dois nomes. Fazendo as contas, são apenas dois presidentes em dezesseis anos, tempo suficiente para que o poder passasse por quatro mãos. Se o presidente estiver fazendo um excepcional trabalho, eu até concordo com a situação. Na verdade eu levantaria as mãos pro céu e agradeceria se algum presidente brasileiro fizesse um excepcional trabalho, apesar de ser ateu. Entretanto não é o caso (e nem será, tão cedo, na terra Tupiniquim). Os amantes da fauna marinha já largariam o argumento: mas se o presidente não estiver fazendo um bom trabalho, por que o povo o elegeria para um segundo mandato? Deixo como resposta uma citação de minha faxineira, Lena, que caiu como uma luva para esse texto: "Ah, eu não entendo desse negócio de política, aí votei no Lula porque ele já estava lá mesmo.". E não adianta falarem que é um caso isolado, porque existem milhões e milhões de Lenas Brasil a fora.

O pior problema nem é a reeleição do senhor Luís Inácio (Viram? Não prometi que o texto não tinha objetivo de falar mal dele?). O principal problema é que a reeleição está virando regra. Sejamos francos: Aécio Neves já está eleito presidente da república em 2010. Sejamos mais francos ainda: se o cenário político nacional não mudar DRÁSTICAMENTE em seu mandato, ele já está reeleito em 2014. E assim sucessivamente, cada presidente que assumir, mantendo o cenário político sem alterações graves, praticamente garante sua reeleição. Se fosse pro mandato ter oito anos, isso estaria na constituição, e não seria uma mera emenda.

A política no Brasil é vista como um meio de ascensão sócio-econômica, infla o ego de uns e o bolso de outros. Isso é uma situação histórica, que não vamos mudar em pouco tempo. E todos nós sabemos o problema de dar muito tempo de poder a quem usa esse poder com objetivos pessoais e não públicos. Infelizmente, o que era pra ser excessão virou regra.

Sinceramente, desde aquele tal documento sobre constituinte, minhas esperanças em relação a esse governo cresceram exponencialmente.

Claro, me dá um certo medo saber que a constituinte seria composta por elementos como Clodovil e Robgol... mas ao menos a bancada da esquerda (incluindo nisso a pseudo-esquerda) aumentou...

Obviamente, as chances da constituinte sair ainda são pequenas, caso ocorra, trará instabilidade e etc etc etc...

Mas só em pensar na simples hipótese de consertarem a constituição, botarem umas leis decentes me faz suspirar... ah! se vier uma contituinte, "cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar"... hehe...

já avisei e mantenho: no (meu) próximo texto a constituinte estará em pauta

O fato da bancada de esquerda ter aumentado me dá mais medo ainda da tal constituição.

entendo a preocupação, mas asseguro que a bancada ainda não é tão grande assim...

mesmo com a bancada da esquerda tendo aumentado, ainda existem chances maiores de uma direitização da constituição do que de uma esquerdização da mesma... isso por causa da atuação da "pseudo-esquerda"...

bom texto....


votlei aki pra explicar minha ausencia na leitura dos textos e no texto q deveria ter postado no dia 30.


escola ! a escola ta osso, aumentei o ritmo aki..dai to sem tempo pra nd..e essa semna agora eh nossa formatura..dai tem sem tempo mesmo... o proximo n faltara...
abraços !

Gostei do último parágrafo. Tô sem inspiração pra comentar agora ... abraços

Postar um comentário
Powered by Blogger
& Blogger Templates




eXTReMe Tracker