« Home | Re-existência » | Que semana! » | Quanto você pagaria para ser eleito? » | A Igreja do Eu Sozinho » | GENTLE GIANT - OCTOPUS (1973) » | DE VOLTA!!! » | O Supercidadão e as Ciências Sociais » | A Grande Atração do ano da FIFA!!! » | The waters of March are closing the summer... » | Considerações sobre a atual parede »

Meus nobres representantes

Muito é discutido a respeito dos reais fatores que levam um candidato a ser eleito. Em minha monografia pretendo averiguar qual a influência que os recursos obtidos por meio de financiamento eleitoral têm sobre os resultados expressos nas urnas.


Uma semana de trabalho no Congresso Nacional já é capaz de fazer com que nossa visão seja aguçada, nos fazendo suspeitar que talvez outro fator tenha importância igual ou superior aos recursos econômicos: a exposição do candidato na mídia.


Parado ali nos corredores em frente às comissões da Câmara dos Deputados percebe-se a presença de alguns nomes ilustres: Deputado Clodovil Hernandes, Deputado Frank Aguiar, Deputado Ratinho Júnior, etc. O que esses candidatos têm em relação aos muitos outros que tentaram se eleger?


Difícil encontrar uma resposta para essa questão que fuja à ligação que esses nomes têm com os meios de comunicação. Como o foco de minha monografia está voltado para Minas Gerais fui tentar refletir se esse fenômeno possui correspondentes em meu querido estado. Bobagem, ou melhor, ingenuidade, pensar que isso ocorreria em escala federal e não ocorreria em Minas.


Não é preciso nem sair de dentro do Congresso. Basta olhar o Deputado Antônio Roberto do PV e forçar um pouco a memória para lembrar de seu programa na TV Alterosa “Antônio Roberto e você”. Ao vivo, após o almoço, o consultor empresarial em comportamento humano (como gosta de ser chamado), Antônio Roberto, dava os mais variados conselhos ao telespectador mineiro ligado na correspondente do SBT no estado. Um típico programa de auto-ajuda no ar, para ninguém colocar defeito.


Mudando um pouco o foco podemos viajar até a Assembléia Legislativa de Minas que teve a honra de abrigar o ex-presidente do Cruzeiro, Zézé Perella, eleito para elaborar as leis do Estado. Essa influência do futebol na política não poderia ocorrer apenas do lado cruzeirense. O ex-atacante do Atlético Mineiro, Reinaldo, também caiu nas graças do torcedor atleticano e conseguiu se eleger vereador da cidade de Belo Horizonte.


Não somente os mineiros contam com esses nobres representantes. O atacante do Vila Nova de Goiás, Túlio Maravilha, foi eleito em 2008 vereador de Goiânia com nada menos que 10.401 votos. Terceiro vereador mais votado da capital do estado.


Exemplos como esse, conseguem iludir até mesmo o famoso Sérgio Mallandro, que, talvez acreditando que o público de seus tempos áureos, já jovem, portando titulo de eleitor, pudesse elegê-lo, lançou seu nome para pleitear o cargo de vereador da cidade de São Paulo.


É, definitivamente não é exclusividade dos mineiros a presença e eleição de nomes impulsionados pela participação em programas de TV ou pelo desempenho em atividades que possuem grande espaço na mídia e ampla divulgação nos meios de comunicação.


Suspeita é a capacidade destes nomes de propor leis ou de fiscalizar as ações de outros tantos candidatos que se elegem para cargos do executivo. Difícil acreditar que essas são as pessoas responsáveis por me representar em minha cidade, estado ou país.


Não sei se existe uma saída, mas lamentável é o fato de que eleições possam gerar resultados tão desastrosos tendo originado de princípios que visam garantir a liberdade de manifestação e livre concorrência a cargos públicos.

Para celebrar aquele que considerei meu terceiro dia de férias. Pagando a dívida que eu possuía com a Parede já que pelo menos nos últimos seis meses não havia publicado aqui.
Créditos a minha namorada Mari que deu o ar de sua graça corrigindo as complicações que eu escrevo quando me sinto relaxado pelas férias.
Abraço a todos e boas festas

Espero que gostem...

Postar um comentário
Powered by Blogger
& Blogger Templates




eXTReMe Tracker