« Home | CALOURO... BURRO!!! » | Yey!!! Postagem nova!!! » | Excesso de igualdade » | Baboseiras aleatórias » | QUEBRA-CABEÇAS - Do longo capítulo dos amores. » | Sobe, desce ( V ) » | sobe, desce (a) » | Copa do Mundo 2014. Sede? Brasil! » | Sobe, desce (3) » | Metafísica Flamenguista »

Brasil: um país bem informado

A cada dia que passa me impressiono mais com o quanto o povo brasileiro é bem informado. Há quem diga o contrário, que os brasileiros são alienados, que não sabem nem o que acontece em seu país e seu em mundo, mas é pura bobagem; no Brasil, todo mundo sabe tudo o que acontece!

Tome por exemplo o já famoso caso do reitor da Universidade de Brasília. Eu acabei de citar o acontecido e nem preciso explicar do que se trata. Você (e todo mundo) sabe. Quer mais do mesmo? Caso Lalau, caso dos bingos, sanguessugas, valérioduto, mensalão, dólares na cueca, caso Renan Calheiros, etc, etc, etc..

Onde já se viu? Um país aonde as pessoas saibam tanto sobre tudo que ainda sobre espaço na memória pra saber sobre o Big Brother, saber quem ganhou o campeonato brasileiro do último ano, saber tudo sobre a Adriane Galisteu, saber dançar o "Créu", entre outras informações preciosíssimas que só os brasileiros detém.

Não há um dia sequer que eu saia na rua e não escute especialistas super-informados: "- Você viu? O reitor de Brasília comprou lixeiras de R$ 900,00 para seu apartamento. Isso é um absurdo!"; "- Ficou sabendo? Mais um deputado foi cassado por causa do mensalão." Todo mundo sabe, todo mundo se revolta, todo mundo reclama, xinga, esbraveja. Mas ninguém faz nada. Ninguém move uma simples palha pra mudar a situação.

No Brasil não falta informação. Todos sabem quem é pilantra, quem rouba dinheiro público, e quem age contra a lei. O que falta por aqui é ação. Minto, o que falta por aqui é coragem. Coragem pra agir, pra ir lá e fazer o filho da p--- que gastou mais de 400 mil reais públicos na reforma de seu apartamento devolver cada centavo, queira ou não.

O fato é que nosso país não é um país de machos. Como diria Khaled Hosseini, só existem três países de machos no mundo hoje em dia: Estados Unidos, Inglaterra e Israel. Absurdos assim não acontecem nesses países. Até porque se acontecessem cabeças rolariam. O resto dos países são países de moças, povos sem iniciativa.

Freud talvez explique o caso brasileiro: talvez tanto trauma com a violência no país explique nosso medo de agir, de lutar com as armas necessárias pelos nossos direitos. Dane-se Freud, ele que vá explicar coisas na Áustria. Isso aqui é Brasil e o Brasil precisa de um enorme e redondo BASTA!

Pronto, estravazei minha raiva. E fiquem sabendo que não quero ler mais nenhum texto dizendo que o povo brasileiro não sabe de nada. A não ser que, no caso, "nada" queria dizer português, matemática, história, geografia, etc. Aí é outro caso...

A parte do Big Brother é uma homenagem pro Marcelo.

É Rafael... somos bem informados, mas não "o país". Quem sabe disso tudo são aqueles com quem convivemos, que têm um pouco mais de informação. O resto não. Não creio que meus alunos lá da favela do rato molhado (nome fictício) e seus familiares saibam. E se sabem, só sabem. Só. Não percebem o contexto político e social disso tudo. E quanto a nós, que sabemos mesmo, é verdade, fazemos pouco. Devíamos fazer como os argentinos: um panelaço por dia!

Como pode Khaled Hosseini ter esquecido o Cazaquistão, único país que não é governado por garotinhas, na lista dos países de macho?

"Kazakhstan greatest country in the world.
All other countries are run by little girls.
Kazakhstan number one exporter of potassium.
Other countries have inferior potassium."

Discordo de quase todo o texto. Os brasileiros não são bem informados, como nosso amigo comentou, primeiramente, não são todos os brasileiros. Em segundo lugar, os que se informam sabem um pouco de quase tudo. Não saberiam além da lixeira do reitor, assim, comentariam errado o fato como foi comentado no texto, a ordem dos fatos não foi bem essa, não foi o reitor em si que pegou a grana colocou no bolso e foi às compras. Sabendo tão pouco fica complicado acreditar que só o que falta é coragem. Muito interesante a ligação de Freud. Abraços

acredito que os brasileiros nao sejam informados... mas sim "GLOBOalizados" usando esse termo como a TV em geral...
o que a TV julga "importante"(IBOPE) se torna uma informação no Brasil.
depois disso minha opiniao se torna completa com o comentario do marcelo...

Olha, pra resumir tudo o que quero escrever aqui, direi apenas o seguinte:

Concordo com o Marcelo.

No mais, tenho a acrescentar a esse comentário o fato de que não acho que o problema do Brasil seja a falta de informação, ou a falta de ação. Falta reflexão. Quem deveria estar pensando aqui prefere pensar em Yale ou na Sourbonne.

do inglês-francês ácido bom

Discordo profundamente do seu texto. O nos empregado nele, se refere apenas para 15% da populaçao brasileira que vive com mais de RS 500,00 por mes. Voce não pode extender sua visão de realidade para um país tao grande e tao desigual como o Brasil.
E quanto ao final do texto você esqueceu de um grande detalhe, falta de educaçao é um dos grandes fatores que causa a alienação. Como um cidadão que nao sabe nem ler ou fazer contas pode ter uma visão tão crítica como a sua ?

Jornalismo independente: Acompanhe as últimas notícias em tempo real

Brasil Informado

Brasil Informado

Brasil Informado

Brasil Informado

Postar um comentário
Powered by Blogger
& Blogger Templates




eXTReMe Tracker